CPI da Covid prevê criação de memorial em homenagens às vítimas do coronavírus; VÍDEO
Medida precisa de aprovação no Senado. Serão 27 pedras em homenagem às unidades da federação instaladas na frente do Congresso Nacional, em Brasília.
Projeto do memorial em homenagem às vitimas da Covid-19, em Brasília — Foto: Reprodução
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, aprovou o projeto que prevê a construção de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no Brasil. A medida prevê a construção do monumento no espelho d'água do Congresso Nacional, em Brasília.
Um vídeo que mostra a estrutura foi divulgado pelo vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), no domingo (3), em uma rede social (assista acima). Pela imagem é possível ver que serão instaladas 27 pedras em frente ao Congresso.
LEIA TAMBÉM:
- VÍTIMAS: Brasil volta a registrar média móvel abaixo de 500 mortes diárias por Covid; total passa de 598 mil
- VÍDEO: com sirenes e helicóptero, Polícia Civil do DF faz homenagem a servidores mortos por Covid-19
Cada pedra, segundo o senador, representa uma unidade da federação. Randolfe disse ainda que o memorial foi idealizado junto a uma associação de vítimas da pandemia.
O g1 entrou em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e questionou se a obra fere o tombamento de Brasília, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O projeto, inclusive, pode ir à votação no Senado nesta terça-feira (5). O pedido para a apreciação foi feito pelo presidente da CPI, Omar Azis (PSD-AM), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Se aprovada, a proposta segue para análise dos deputados federais.
"Foi a forma que encontramos de representar o que nos motivou e nos motiva a trabalhar arduamente em prol da vida, da saúde, da ciência", disse Randolfe.
Apesar da divulgação do projeto, ainda faltam informações sobre o memorial, como data para início e fim das obras, assim como o orçamento. O g1 pediu mais detalhes sobre a medida ao Senado e às assessorias de imprensa de Randolfe e de Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, porém, não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Mortes no Brasil
O anúncio da construção do memorial ocorre enquanto o Brasil se aproxima dos 600 mil mortos desde o início da pandemia de Covid-19. Ao todo, 598.185 pessoas perderam a vida no país.
Além disso, 21.476.823 pessoas testaram positivo para a doença no país. Relatório mais recente do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde, mostra que 199 mortes e 11.149 casos foram registrados nesta segunda-feira (4).
Apesar do número a média móvel de mortes os últimos 7 dias ficou em 498, voltando a estar abaixo da marca de 500 após 20 dias. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -6% e aponta estabilidade.
É o 10º dia seguido dentro da faixa que aponta ritmo estável nos óbitos (sem queda nem aumento expressivos).
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
